As minhas primeiras páginas
2 aos 5 anos
Oferta de um livro a cada criança inscrita no Projeto, por altura do seu aniversário. Estes livros serão oferecidos, nesta fase, através da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, às crianças que participem em pelo menos uma das atividades da Biblioteca ou requisitem livros, durante o ano corrente;
Paralelo ao Projeto
• Horas do conto dirigida a crianças dos 2 aos 5 anos, dinamizadas pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, com recurso aos livros oferecidos pelo Projeto;
• Workshops/ações informativas para pais sobre a importância da leitura, com sugestões de livros para cada faixa etária; estratégias simples de leitura e dinamização do livro.
BENEFÍCIOS DA LEITURA
• Melhora e aumenta o nosso vocabulário, desenvolvendo a linguagem oral, bem como, a escrita.
• Estimula a imaginação e a criatividade.
• Aguça a curiosidade e amplia a nossa visão do mundo.
• Contribui para um melhor desempenho escolar.
• Estimula o sentido crítico.
• Desenvolve e fortalece sentimentos de empatia e respeito pelo outro.
• Estreita os laços afetivos entre pais e filhos.
• Melhora o poder de concentração e de memorização.
• Ajuda a perceber e a lidar com sentimentos e emoções.
DICAS PARA ESTIMULAR O INTERESSE PELOS LIVROS
2 a 3 anos
• Deixe a criança questionar ou comentar sobre as palavras ou imagens do livro.
• Fale sobre sentimentos ou emoções que possam estar presentes na história.
• Disponha-se a ler a mesma história várias vezes.
3 a 5 anos
• Dê oportunidade à criança de contar a história que memorizou.
• Converse de forma espontânea acerca dos temas dos livros.
• Leia a história sem modificar palavras que considere diferentes ou estranhas. Questione a criança acerca destas palavras e explique. Assim estará a contribuir para o aumento do seu vocabulário.
TIPOLOGIA DE LIVROS
• Livros que representem o quotidiano da criança.
• Livros com histórias simples e muita ilustração (livro álbum).
• Livros educativos (Ex: ABC, 123).
• Livros sobre emoções e sentimentos .
• Lengalengas, rimas, provérbios.
IMPORTANTE
• Torne a leitura parte da rotina da criança.
• Transforme a leitura em momentos divertidos, nunca numa obrigação.
• Visite bibliotecas e livrarias e dê liberdade para escolher.
• Seja também um leitor. Dê o exemplo.