loader

As minhas primeiras páginas

O Projeto

INTRODUÇÃO

  As crianças tornam-se leitores no colo dos seus pais 
                                   (Emilie Bunchwald)
 

O Projeto Municipal de Cidadania “As minhas primeiras páginas” assenta num ideal de promoção dos direitos de igualdade e de educação dedicado aos mais jovens. Numa intenção de promover a igualdade de oportunidades de acesso ao livro e à leitura, o Município de Braga estruturou este ambicioso Projeto que pretende oferecer a todas as crianças e jovens nascidos e residentes no concelho, um conjunto de livros, desde o seu nascimento até completarem 17 anos. 

Na primeira etapa de implementação do projeto, considerada “piloto”, o Município assumirá a oferta de livros a todas as crianças bracarense dos 0 aos 10 anos. Todos os livros oferecidos, ao abrigo do Projeto Municipal “As minhas primeiras páginas”, serão criteriosamente selecionados por uma equipa de técnicos especializados na área do livro e da leitura, de acordo com a faixa etária e a tipologia de livros mais adequados para cada idade. 


ENQUADRAMENTO

Ler é uma competência fundamental indispensável a todas as literacias.  

Consideramos que os conhecimentos alcançados através do contacto com os livros e a leitura são muito importantes no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças e dos jovens. As ferramentas alcançadas através destes conhecimentos vão contribuir, gradualmente, para a “construção” de um cidadão informado, responsável, participativo e preocupado com os outros e com o mundo que o rodeia. 

Assim, é imperativo construir políticas públicas de acesso à leitura. A garantia deste acesso é um indicador de bem-estar democrático e igualdade de oportunidade, cujo foco deverá ser a comunidade e os seus cidadãos (presentes e futuros). 

O Município de Braga, ciente da importância da construção destas políticas públicas, decidiu implementar o Projeto Municipal de Cidadania “As minhas primeiras páginas” cujo objetivo central é garantir que todos os jovens cidadãos do concelho de Braga tenham o mesmo direito de acesso ao livro. Consideramos que este acesso permitirá ao jovem cidadão adquirir uma maior motivação para a leitura, criando assim mais oportunidades para que tenham mais sucesso nas aprendizagens ao longo da vida. 

Numa visão global deste Projeto Municipal de Cidadania tivemos em conta os desígnios da Agenda 2030 e consideramos que o mesmo assenta no alcance dos ODS 4 – Educação de qualidade e no ODS 10 – Reduzir as desigualdades.


  • AsMinhasPrimeirasPaginas_Projeto